Temos uma outra versão de manual "on line" do iGeom: 
          clique aqui.
	   
          
     
    Se estiver interessado em ensinar matemática incentivando os alunos 
    a pensar, em aulas em laboratório de micros, no LEM 
    nós oferecemos cursos para professores de matemática com este 
    objetivo.   Geometria 
    Dinâmica (GD) 
    Podemos dizer que a Geometria Dinâmica (GD) é a Geometria da 
    "régua e compasso" implementada no Computador. Na GD o usuário efetua 
    uma construção (por exemplo a mediatriz de 
    dois pontos - lugar geométrico dos pontos que equidistam de ambos) 
    e depois pode mover os objetos iniciais (os dois pontos) e o programa 
    redesenha "continuamente" sua construção (a todo momento a reta resposta 
    é a mediatriz dos pontos dados). 
    
     
      Como usar 
      O programa dispõe de uma barra superior de botões (primária) e uma 
      barra abaixo desta (secundária), correspondente às (sub)opções da primária ativada
      (p.e., retas são subdivididas, na secundária, em 
      "reta", "semi-reta", "segmento", "reta perpendicular"...).  
      Na parte inferior existe uma caixa de diálogos, que indica a situação 
      do programa: se o usuário passar o "mouse" sobre o ícone primário 
      de ponto aparecerá embaixo "Marcar Ponto". Esta caixa também é utilizada para "dicas", como no exemplo
      a seguir.
       
      A partir da versão 2.9.0, de 13/02/2004, o iGeom, permite 
        construir exercícios com avaliação automática.
      Para um resumo de como utilizar este recurso, veja esta página.
      
      
      Exemplo:
      O usuário "clicou" em circunferências na barra primária, abrindo o secundário com a primeira opção 
      ativada, neste instante a mensagem na caixa será 
      "Criar circunferência definida por centro e ponto no perímetro". Ao mover o "mouse" para a área de desenho
      aparecerá uma outra mensagem, "Selecione/crie o ponto central da circunferência", indicando que agora deverá 
      ser criado o ponto central da circunferência (ou selecionado algum já existente). Após criar o centro da 
      circunferência, aparecerá a nova mensagem "Selecione/crie o ponto que define o raio da circunferência", 
      funcionando de modo análogo à criação do centro da circunferência. Terminada esta construção, a mensagem
      retorna ao seu "estado inicial".
      
       
     
       
          
         
      
       
      Atualmente o programa tem opções do tipo "seleção e depois ação" e 
      também "ação e depois seleção". Por exemplo, para criar um ponto, 
      clique no primeiro ícone primário (ação) e depois clique na área de 
      desenho onde deseja colocar o ponto (seleção). 
      A tabela a seguir resume as opções dos botões para a versão "applet" (roda em navegadores).
      A versão "aplicativo" (que precisa de um interpretador Java) possui várias outras opções, principalmente
      de arquivos (gravar e abrir) e também opções adicionais de incorporar "scripts" do usuário à barra de botões
      (menu "Botões script") e um para "rodá-los" (este último   dentro do menu
      secundário do "script").
        
    
      
         
            | 
        
        
           
             
                | 
            
             
                criar ponto, se "clicar" na área de desenho (vide imagem acima) criará 
                um ponto solto, se "clicar" sobre um objeto geométrico o ponto ficará 
                "preso" a este | 
            
             
                | 
            
            criar 
                criar ponto médio, se "clicar" sobre um ponto e depois sobre outro, será
                criado um novo ponto, com iguais distâncias dos dois iniciais | 
            | 
        
        
         
            | 
        
        
           
             
                | 
            
             
                criar circunferência a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) | 
            
             
                | 
            
            criar 
                criar circunferência definida por centro e raio, raio
                representado por segmento | 
            | 
        
         
            | 
        
          
           
             
                | 
            
             
              criar reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) | 
            
             
                | 
            
            criar 
              semi-reta a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes), 
              o primeiro ponto será a origem | 
            
             
                | 
            
            
              criar segmento a partir de dois pontos (novos ou pré-existentes) | 
            
             
                | 
            
             
              criar paralela à reta dada passando por ponto também 
              dado, primeiro clique na reta e depois no ponto (se não existir 
              o ponto, será criado um na posição) | 
            
             
                | 
            
             
              criar perpendicular à reta dada passando por ponto 
              dado, primeiro clique na reta original e depois no ponto (se 
              não existir será criado um no local) | 
            
             
                | 
            
             
              criar eixos cartesianos, com unidade (ao move a unidade
              todas as distâncias expressas na tela são recalculadas, mantendo a proporção
              original com a unidade); clique no botão para aparecerem ou
              desaparecerem os eixos 
	      ao "remover" os eixos todas os contruções que os tiveram como
              origem serão perdidas | 
            
             
                | 
            
            
              criar reta ortogonal a um dos eixos cartesianos, a
              partir de uma distância (qualquer medida dinâmica) | 
            
            | 
        
         
            | 
        
        
          criar ponto em interseção, clique no primeiro objeto e depois 
          no segundo (também funciona na forma: marque os dois objetos que deseja interceptar
          e depois "clique" neste botão) | 
        
     
        | 
    
      
       
         
            | 
        
        esconder 
          objetos marcados, marque todos os objetos que deseja esconder 
          depois clique no ícone esconder | 
        
         
            | 
        
        mostrar 
          todos os objetos escondidos | 
        
         
            | 
        
        
          objetos com rótulo: se o botão rótulo ativado (selecionado), 
             novos objetos aparecerão com rótulos (em caso contrário ficam sem rótulo) 
          troca de rótulos: para trocar rótulo de um objeto já criado, marque o rótulo (com
              ) e depois
             clique no botão rótulo (se tiver mais que um objeto selecionado, o
             primeiro rótulo da lista será considerado, desmarcando os anteriores)
           | 
               
         
            | 
        
        
	  cria lugar geométrico ("locus") definido por algum ponto (selecione primeiro ponto sobre objeto
	  que definirá trajetória do "ponto alvo", depois selecione o "ponto alvo", que desenhará o "locus")
           | 
        	
         
            | 
        
        rastrear 
          um ponto clique no ícone "rastrear" e depois no ponto 
          que deseja rastrear, serve para observar o lugar geométrico 
          em estudo | 
        
         
            | 
        
        remover 
          todos os tracejados da área de desenho | 
        
         
            | 
        
        remover 
          algum objeto e seus dependentes, clique no ícone "deletar" 
          e depois no objeto que deseja remover, mas cuidado pois todos 
          os que dependerem deste também serão removidos | 
        
         
            | 
        
        
	  desfaz a última remoção de objeto (ou recupera todos os objetos
          após um "limpa tudo")
           | 
        
	
         
            | 
        
        
	  remove todos objetos ("limpa tudo")  da área de desenho, cuidado, esta opção
          remove (apaga) todos os objetos (e por enquanto não dispomos 
          de um comando tipo "desfaz") | 
        
        | 
    
     
        | 
      
        marcar/desmarcar 
          objetos, o primeiro clique sobre um objeto marca-o e o segundo desmarca-o
          (se quiser  marcar objetos numa região retangular, "arraste" o mouse definindo um retângulo que
           os "contenha" - isso funciona com qualquer botão ativado) | 
        
         
            | 
        
        
          
          - mover objetos: clique em algum ponto móvel (aqueles que originalmente "nascem" na cor verde), 
	     solte o botão do "mouse" e mova-o pela área de desenho, então dê novo clique (para parar de mover o ponto)
          
 - arrastar toda a área de desenho: pressione o botão direito do "mouse", mantendo este botão pressionado, 
	     mova o "mouse", isso vai arrastar toda a área de desenho
               (opção disponível a partir da versão 3.6.0)
          
  
           | 
        
     
        | 
      
          
           
             
                | 
            
             
              abrir calculadora para efetuar cálculos com medidas
              (arcos, distâncias ou outros cálculos) | 
            
             
                | 
            
            
              medir distância entre pontos, com a seta, marque (com 
              
               ) os pontos 
              e depois clique no ícone medir distância | 
            
             
                | 
            
             
              medir arco (comprimento de arco) determinado por dois pontos numa mesma 
	         circunferência (marque os dois pontos com "marcador"  ) 
              medir ângulo determinado por três pontos, sendo
                 o segundo o centro do mesmo (marque com o "marcador" os 3 pontos)
	       | 
            
            | 
        
     
        | 
      
          
           
             
                | 
            
             
              transladar objetos geométricos (marque primeiro os
              pontos, A e B, que definem a direção de translação e a seguir
	      todos os objetos a serem transladados)
	       | 
            
             
                | 
            
            
              refletir objetos geométricos (marque primeiro a reta
              "espelho" e a seguir todos os objetos a serem refletidos)	     
	       | 
            
             
                | 
            
             
              rotacionar objetos geométricos (marque primeiro o arco
              ou ângulo de rotação, depois o centro da rotação e por último todos os objetos a serem rotacionados)			    
	       | 
            
            | 
        
    
        | 
      
      
       
         
            | 
        
        iniciar/enviar 
          anotação do "script", no primeiro clique inicia-se gravação (abre-se a janela do gravador)
          de todos os passos de construção, no segundo grava (só versão 
          aplicativo) ou envia "script" (applet) para servidor | 
        
         
            | 
        
        anotar 
          recorrência, durante a gravação de um "script", primeiro 
          marque os objetos de entrada de seu "script" depois clique 
          em recorrência | 
        
         
            | 
        
        anotar 
          resposta de um exercício, primeiro marque os objetos que deseja resaltar e depos "clique"
          neste botão | 
        
         
            | 
        
        
          comentário em "script": anotar passo, em "script", primeiro na janela de comentários 
             do "script" (parte de baixo), digite seu comentário sobre o "script", depois clique no "passo" -
             pronto, durante a aplicação do "script" aparecerá uma caixa de texto com seu comentário 
             (explicativo) 
          executar passo a passo: sem que a janela do gravador esteja aberta, "clique" neste botão
             para que os próximos "scripts" seja interpretados passo a passo (após cada comando geométrico,
             abrirá uma janela para o usuário permitir continuar) | 
        
           | 
        
        cancelar 
          anotação do "script", cancela a gravação/envio do "script" | 
        
        | 
    
     
    
       Exemplos 
        Veja alguns exemplos de construções prontas no iGeom: 
          | 
    
     
      Ponto médio | 
     
      E é o ponto médio entre A e B 
      mova o ponto A ou B e observe o ponto E (sugestão: marque os ponto A 
      e E e clique em "medir distância", faça o mesmo para B e E - ícone  ) | 
    
     
      Mediatriz | 
     
      r é a mediatriz dos pontos A e B 
      mova o ponto A ou B e observe a reta r (sugestão: crie qualquer ponto 
      P em r, marque os ponto A e P e clique em "medir distância", faça o 
      mesmo para B e P - ícone  ) | 
    
     
      FracCirc | 
     
      a partir de uma circunferênica constrói-se seus polos, centrando em 
      cada um uma nova circunferência de raio metade da original  | 
    
     
      FracAntena | 
     
      a partir de A e B constrói-se segmento AB e segmentos perpendiculares 
      por A e por B de medida metade de AB  | 
    
     
      hipérbole e elipse | 
     
      uma construção geométrica de hipérbole e elipse a partir dos focos 
    
           |